O Instituto Butantan fez nesta segunda-feira (16) o pedido de registro da vacina de dose única contra a dengue para a Anvisa. O órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entregou a última leva de documentos e enviou informações sobre a Butantan-DV. Caso aprovada, essa será a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue.
A candidata à vacina contra a dengue é um imunizante tetravalente de dose única. Os ensaios clínicos foram encerrados em junho deste ano, quando o último participante completou 5 anos de acompanhamento. Os resultados mostram que há 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue que apresentam sintomas.
Outros dados mostram proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança por até cinco anos. Em nota para a imprensa, o diretor do Butantan, Esper Kallás, afirma que este é um "dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional".
Agora, a Anvisa deve avaliar a eficácia, segurança, qualidade e as condições de fabricação do imunizante. Caso aprovado, o Butantan poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos. A fábrica da vacina da dengue já foi inspecionada e aprovada pela Anvisa, segundo o Butantan.